quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Nordeste...

          Sejamos realistas, não tem como falar de Luiz Gonzaga sem explorar a Região Nordeste, e é isso que nós, do 5º ano estamos fazendo.
       Após uma conversa e apresentação de alguns aspectos do Nordeste, foi solicitado que os alunos pesquisassem alguma coisa referente ao artesanato, festas ou culinária e levassem para a escola. Foram grandes descobertas como por exemplo, que a culinária nordestina foi formada através da influência das culinárias portuguesa, indígena e africana. A mistura de sabores e temperos foi sendo, aos poucos, sendo formado durante o período colonial. E que os pratos da culinária de lá caracterizam-se pela presença marcante de temperos fortes e apimentados.
          Outra descoberta, foram as festas típicas nordestinas como o Carnaval, Bumba-Meu-Boi, o Cavalo Piancó e as tracionais Festas Juninas. 
       E não podemos esquecer do artesanato que um dos atrativos turísticos dessa região. Uma das características do artesanato nordestino é a utilização de objetos da fauna e da flora local, como conchas e sementes, e até mesmo os desenhos em areia feitos dentro de garrafas. Os portugueses deixaram uma herança para o artesanato nordestino, a produção de renda, as famosas rendeiras do nordeste.
           


      

Um comentário: