segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Qui Nem Jiló


       Analisando a letra da canção "Qui Nem Jiló" de Luiz Gonzaga, percebemos que o compositor compara a saudade de um grande amor ao amargo do Jiló.


"Ai quem me dera voltar
Pros braços do meu xodó
Saudade assim faz roer
E amarga qui nem jiló"



       Foi questionado aos alunos o que para eles é "amargo qui nem jiló" . Confiram as respostas:

"O racismo. Porque não importa a cor das pessoas..."  Gabriel Gonçalves

"O Bullying. Porque é ruim ofender uma pessoa."  Ricardo

"Bullying. Porque não gosto que os outros sofram." Carolina

"Judiação. Odeio quando vejo pessoas sofrendo." Thor

"Bullying."  Ana Clara

" Bullying, racismo, assaltos, ladrões."  Ana Carolina

" Bullying. Porque todo mundo fica me chamando de 'xingling, chinese, chineszinho, japa' e eu não gosto."  Jimmy

"Um sonho não realizado."  Gabriel Araujo

"Preconceito." Maria Carolina

"Para mim é a desigualdade, pois acho ruim ver pessoas sofrendo com isto." Bryan

"Bullying, pois as pessoas xingam, humilham, batem. Isto é péssimo."  Vinicius

"Desigualdade social. Porque eu já vi muitos moradores de rua com filhos." Estevão

"Sentir-se mal." João Freixiela

"Preconceito, porque todos nós temos os mesmos direitos." Leo

"Brigas. Porque as pessoas não foram feitas para brigarem e sim, para serem amigas." Bruno

"Bullying. Não gosto de maltrato com as pessoas." Lais

"Saudade do melhor amigo. Porque a gente sempre quer vê-lo, mas nem sempre conseguimos." Arthur

"Pessoas falsas. Porque você confia em certas pessoas contando algum segredo, e elas contam para todos." Gabi Tadeu

"Preconceito e bullying, porque todo mundo é ser humano e tem que ser tratado igual." Madu Salles

"Matar animais para comer. Porque me deixa mal tirar uma vida para comer." Pedro Scardine

"Brigas. Porque as pessoas betem umas nas outras e depois saem machucadas e sem se falarem." Hugo Tardelli

"Bullying. Porque onde há sofrimento, acho amargo." Gabriel Maiworm

"Bullying. Porque acho uma coisa horrível e errado." João Victor

"A briga entre as pessoas."  Duda Chehab

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O jiló é um fruto, geralmente confundido com legume, famoso por seu gosto amargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário